Nova sede do SAMU em Tapejara é inaugurada com apoio da prefeitura
Poder Público é responsável por repassar mensalmente recursos à empresa contratada para manter o serviço em Tapejara, além de disponibilizar uma ambulância com UTI
Publicado em 26/06/2024 às 14:45

A Prefeitura de Tapejara realizou, na manhã de quarta-feira (26), a inauguração da nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O evento marca um passo significativo para o atendimento pré-hospitalar móvel no município.

O SAMU, parte integrante da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde, desempenha um papel fundamental ao oferecer atendimento rápido a pessoas com emergências de saúde de naturezas diversas, como incidentes clínicos, cirúrgicos, traumáticos ou psiquiátricos. Desde seu início em Tapejara, em 2011, o serviço tem sido operado inicialmente no Hospital Santo Antônio por uma equipe de suporte básico formada por condutor de ambulância, técnico de enfermagem e enfermeiro.

Atualmente, o SAMU em Tapejara conta com uma equipe de 10 profissionais, incluindo condutores socorristas, técnicos de enfermagem e enfermeiros, que estão disponíveis 24 horas por dia para atender a comunidade. O acionamento do serviço é feito via Central de Regulação pelo telefone 192, onde médicos atendem as chamadas, orientam as condutas a serem seguidas e acionam a equipe necessária.

Em fevereiro de 2024, a gestão do SAMU foi assumida pela Removo Remoções Profissionais para Serviços em Saúde, empresa contratada via processo licitatório pela Prefeitura de Tapejara. A empresa implementou a nova base do SAMU seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. Após a implementação dos procedimentos técnicos e administrativos, a base será submetida à homologação pelo Ministério da Saúde, permitindo à municipalidade obter mais recursos financeiros federais para o custeio mensal da unidade.

A Prefeitura de Tapejara mantém o repasse mensal de recursos para a empresa contratada e fornece uma unidade móvel completa com UTI ao SAMU, assegurando a continuidade e eficiência do serviço.

Durante a inauguração, o prefeito Evanir Wolff (Big) destacou a importância do serviço e a dedicação da equipe, mencionando a colaboração de diversos setores municipais e a parceria com a empresa Removo. Ele ressaltou que a administração municipal tem destinado 26% da receita corrente líquida do município para Tapejara, superando a obrigatoriedade de 15%, com o objetivo de ampliar e melhorar os serviços de saúde oferecidos à população.

A presidente do Legislativo, Adriana Bueno Artuzi, elogiou a evolução dos serviços de saúde no município e ressaltou a importância da nova sede para a eficiência dos trabalhos do SAMU.

A secretária de Saúde, Francieli Picolotto, expressou gratidão à equipe do SAMU e aos bombeiros voluntários pelo empenho diário no trabalho prestado à comunidade.

Carlos Vogt, representando a empresa Removo, afirmou que a nova base será um modelo para a região, fruto do esforço conjunto entre a gestão pública e privada, beneficiando diretamente a comunidade.

O evento contou com a presença de secretários, coordenadores e servidores municipais, vereadores e representantes da imprensa.