Prefeitura de Tapejara lança portal ambiental para modernizar processos
Plataforma será utilizada de forma efetiva a partir do dia 1º de julho
Publicado em 18/06/2024 às 10:36

A Prefeitura de Tapejara lançou, no dia 14 de junho, o Portal Ambiental, uma plataforma digital que promete melhorar e agilizar a gestão dos processos ambientais. A partir de 1º de julho, todos os processos ambientais, que antes tramitavam de forma física na Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, passarão a ser geridos exclusivamente pelo Portal Ambiental. Para utilizar o novo sistema, o usuário deverá se registrar no portal localizado junto ao site da Prefeitura de Tapejara e, em seguida, cadastrar os processos e pedidos. O fluxo será totalmente digital até a obtenção do documento final.

O principal objetivo dessa mudança é automatizar os processos, diminuindo o uso de papel e aprimorando o controle dos indicadores. Espera-se que a digitalização traga maior agilidade e economia na análise dos processos, além de aumentar a transparência dos atos públicos, conforme exigido pela Constituição Federal.

Com o processo eletrônico, a gestão ambiental será mais organizada, resultando em ações mais rápidas. As vantagens do novo sistema incluem a redução da necessidade de deslocamento pessoal até o órgão público, a eliminação da impressão de papéis, maior rapidez na comunicação com os interessados, eficiência na interação com órgãos intervenientes, melhor gerenciamento de arquivos, melhor utilização do espaço físico, possibilidade de protocolo a qualquer horário e redução do risco de perda de processos e documentos.

Para que o sistema funcione de forma efetiva, uma equipe de treinamento da empresa RCL capacitou o corpo técnico do Departamento de Meio Ambiente (DEMA) e da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR/AMUNOR), além de profissionais externos, incluindo consultores ambientais e autônomos.