Gabinete
Força-tarefa de Tapejara mobiliza ajuda para municípios atingidos pelas enchentes no Vale do Taquari
A ajuda aos municípios incluiu mais de 100 toneladas de donativos.
Publicado em 21/05/2024 às 15:25

Em resposta às enchentes que assolaram os municípios de Arroio do Meio e Muçum no início deste mês, Tapejara se uniu em uma mobilização de ajuda humanitária. Liderada pela Defesa Civil de Tapejara, a operação conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários, da Prefeitura, Câmara de Vereadores e de uma rede de voluntários e entidade locais.

Na sexta-feira (17), o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff (Big), visitou os municípios afetados, onde se reuniu com os prefeitos Mateus Trojan, de Muçum e Danilo José Bruxel, de Arroio do Meio. Acompanhado pelo ex-secretário de Saúde de Tapejara, André Rodrigues da Silva, pelo empresário e representante do Rotary Club Tapejara, Darlei Mangoni, e pelo integrante do Grupo de Eletricistas Voluntários, Luiz Antônio Rossoni, Big discutiu as ações de apoio e alinhou as próximas etapas de assistência por parte do poder público.

Equipamentos e voluntários em ação

Em uma ação coordenada, Tapejara enviou dois caminhões basculantes carregando retroescavadeira e bobcat para ajudar na limpeza pesada das áreas atingidas. Além disso, servidores municipais foram cedidos para operar esses maquinários. Desde o início de maio, quando as enchentes devastaram centenas de municípios gaúchos, Tapejara tem se mobilizado para amenizar o sofrimento e oferecer suporte aos desabrigados e afetados pelas enchentes.

A ajuda aos municípios incluiu mais de 100 toneladas de donativos, como alimentos, roupas e itens de higiene, dentro vários outros artigos, graças ao esforço de várias entidades e voluntários que recepcionaram, separaram, carregaram e distribuíram essas doações.

A Defesa Civil de Tapejara, junto com o Corpo de Bombeiros Voluntários, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, liderou uma campanha de arrecadação que rapidamente ganhou o apoio da comunidade, utilizando a sede do Lions Clube como ponto central para a coleta de itens essenciais.

Organizações como Rotary Club Tapejara, JCI, Lions Mulher, LEO Clube, Escoteiros, Demoley, Cáritas, Onça Jeep Clube, OAB, Sindilojas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Acisat, Guardiões Agilidade e Ciclismo Tapejara uniram forças para maximizar o impacto das doações, refletindo a solidariedade e colaboração comunitária.

Mobilização comunitária

Em Muçum e Arroio do Meio, por exemplo, a mobilização de tapejarenses têm sido exemplar. Grupos como os Estradeiros do Chão Negro enviaram membros para a linha de frente da recuperação, e diversos tapejarenses utilizaram suas camionetes particulares para transportar ajuda. Seis hidrolavadoras com capacidade inicial de mil litros de água cada estão sendo utilizadas pelas equipes voluntárias para auxiliar na limpeza. Um contingente de 20 bombeiros voluntários do município também está atuando na região, utilizando caminhões e viaturas para facilitar os trabalhos.