Educação
Escola Benvenuta Sebben Fontana ganha nova biblioteca e laboratório de informática
Novo espaço educacional utiliza estrutura de contêiner para receber cerca de 200 estudantes para as atividades de leitura e tarefas com a utilização de computadores
Publicado em 13/06/2024 às 21:18

A Prefeitura de Tapejara, por meio da Secretaria de Educação, realizou, na tarde de quinta-feira (13) a entrega e inauguração do Educabox na Escola Municipal Benvenuta Sebben Fontana, localizada na comunidade de Vila Campos. Este novo espaço, em um contêiner adaptado, foi criado para atender a demanda dos pais de alunos do quinto ano por uma turma no turno da tarde, devido à falta de espaço físico na escola.

O Educabox foi pensado como uma solução imediata para atender à reivindicação dos pais dos alunos do quinto ano, que solicitaram a disponibilidade de uma turma no turno da tarde. Os alunos dessa faixa etária são mais novos e o deslocamento para um turno diferente do usual causava transtornos, evidenciando a necessidade de um novo espaço físico.

A compra do contêiner, realizada com recursos próprios da Prefeitura de Tapejara, no valor de aproximadamente R$ 59 mil, proporcionou à escola um laboratório de informática e uma biblioteca moderna. Este investimento não só supriu a carência de espaço, mas também criou um ambiente propício para o desenvolvimento educacional.

O laboratório de informática conta com 12 computadores, permitindo aos alunos acesso à tecnologia e à informação, essenciais para o desenvolvimento de suas habilidades e conhecimentos. Além disso, parte do mobiliário, como mesas de apoio para os computadores, foi custeada pelo Conselho de Pais e Mestres (CPM) da escola, demonstrando o engajamento da comunidade escolar na melhoria das condições de ensino.

A biblioteca, por sua vez, foi projetada para ser um espaço aconchegante e moderno, onde os estudantes podem desenvolver o hábito da leitura em um ambiente especialmente preparado para este fim. Os alunos também têm a possibilidade de levar livros para casa, incentivando a leitura fora do ambiente escolar. A escola investiu na compra de livros adequados às diferentes faixas etárias dos alunos, mantendo o acervo atualizado com materiais de qualidade que promovem conhecimento e diversidade de leituras.

O prefeito Evanir Wolff (Big) destacou o compromisso da administração com a educação como um dos pilares do governo. Ele mencionou a transparência na utilização dos recursos públicos e o foco em proporcionar o melhor aprendizado possível para as futuras gerações. "Nossa meta é fazer com que a educação possa proporcionar o melhor aprendizado para a geração futura. Investimos muito na educação, com melhorias necessárias e transparência na gestão dos recursos públicos", disse Wolff.

O vice-prefeito Rodinei Bruel (Gipe) ressaltou a importância do diálogo e da colaboração entre a administração municipal e a comunidade escolar. Ele destacou que a gestão atual focou em resolver as deficiências na educação, como a falta de espaço físico e a efetivação de professores. "Resolvemos as deficiências em espaço físico e efetivação de professores. Hoje, a maioria é efetiva, garantindo uma melhor preparação para o início do ano letivo", afirmou Bruel.

A presidente da Câmara de Vereadores, Adriana Bueno Artuzi, enfatizou o papel do Legislativo no apoio às iniciativas educacionais e destacou a importância da parceria entre a escola e os pais. "Desde 2021, temos visto um alto investimento na educação. Parabéns pela aquisição, que certamente será muito bem utilizada", disse Artuzi.

A secretária de Educação, Salete Bianchi, ressaltou a inovação que o Educabox representa para a educação municipal. Ela destacou a importância de espaços adequados para a leitura e o acesso à tecnologia. "Este espaço é uma inovação para a nossa rede municipal, proporcionando um ambiente agradável para a leitura e um laboratório de informática adequado para os alunos", afirmou Bianchi.

A coordenadora-geral de Educação, Jaqueline Palma, destacou que a criação do Educabox atendeu a uma demanda antiga dos pais e proporcionou à escola um laboratório de informática pela primeira vez. "Atendemos a uma demanda antiga dos pais, proporcionando um ambiente adequado para o aprendizado com o novo laboratório de informática e a biblioteca", disse Palma.

A diretora da escola, Bruna Simon, agradeceu à administração municipal e ao CPM pelo apoio na realização do projeto. Ela mencionou as melhorias na infraestrutura da escola e a importância do novo espaço para o aprendizado dos alunos. "A nova biblioteca e o laboratório de informática eram muito aguardados por todos e vão contribuir significativamente para o aprendizado dos alunos", afirmou Simon.

A presidente do CPM, Mariane Zanatta Favareto, agradeceu o apoio da administração e destacou a importância do novo espaço para os alunos do quinto ano. "A criação do Educabox atende a uma reivindicação antiga dos pais para manter os alunos do quinto ano no turno da tarde e proporcionar um ambiente adequado para a informática e a leitura", disse Favareto.

A inauguração também contou com a presença dos demais secretários, coordenadores e servidores municipais, vereadores, professores, estudantes, pais, membros da comunidade escolar e da imprensa. Além disso, houve a apresentação do teatro "A Vida Sem Livros", preparado pelos alunos do quinto ano, sob orientação da professora Géssica.