IMPRESSO EM: 18/11/2018
LINK DA PÁGINA: http://tapejara.rs.gov.br/noticias/visualizar/6223/fisioterapeuta-palestra-para-idosos-da-casa-de-conviv-ncia-dona-ver-nica

Fisioterapeuta palestra para idosos da Casa de Convivência Dona Verônica

Tema: “A fisioterapia aliada aos desafios diários no processo do envelhecer”.

Aconteceu no dia 30 de outubro, pela parte da manhã, uma palestra aos idosos da Casa de Convivência Dona Verônica, com a fisioterapeuta Ana Cristina O. Doring, que falou sobre o dia a dia dos idosos em sua residência, na via pública e de diversas possibilidades em um momento de atenção e reflexão sobre o auto cuidado e responsabilidade, com confiança frente aos desafios de acessibilidade e ferramentas que auxiliam desde pequenos momentos a grandes tarefas diárias.

A atenção ao risco e a prevenção de quedas foi o tema principal, que tem grande importância a toda comunidade. A utilização de calçados seguros, a atenção ao ambiente sendo iluminado plaino e antiderrapante, com apoio de corrimão.

Através da busca da autonomia, confiança e estimulando os idosos a exercitarem sua rotina, as dinâmicas foram muito válidas, com a contribuição e participação, somaram-se experiências e cuidados já adotados, preferências e aprendizados com objetivo em comum, prevenir e responsabilizar-se por pequenas escolhas na busca da longevidade, acrescentando vida aos anos.

A fisioterapeuta acrescentou ''É preciso estar ciente, o idoso, seus familiares e cada cidadão e empresário. Essa atenção a uma calçada, uma faixa antiderrapante no banheiro ou um corrimão, uma iluminação específica em um ponto da casa ou buscar uma solução provisória a um desnível, é de grande valia. Uma queda de um idoso, tem um grande significado, maior do que se pode parecer. Alterações cognitivas, sensoriais, físicas, enfim a memória da "queda" leva a uma necessidade de atenção, cuidado, conversa, encorajamento e treino. Por isso busca-se essa prevenção simples e além disso, trazer esse idoso a uma convivência, um relacionar-se com o outro, uma interação de liberdades que ocorre de diversas formas, através de grupos de idosos, religião, família, vizinhos, netos, amigos, interação com o mundo por meio de rádio, televisão, celular enfim, é muito importante” finalizou Ana Cristina.