Home - Notícias - CAPS: Um espaço de cuidado, acolhimento e esperança
thumb
Eduardo Canali
Saúde

CAPS: Um espaço de cuidado, acolhimento e esperança

Cuidar da saúde mental é um ato de coragem e merece apoio
Por Francieli Pereira - Assessoria de Imprensa
Publicada em 13/05/2025 09:48

Em meio ao avanço das discussões sobre saúde mental no Brasil, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) se firmam como uma das principais portas de entrada para o cuidado humanizado de pessoas com transtornos mentais severos e dependência química.

 Criado a partir da Lei 10.216/2001, no contexto da Reforma Psiquiátrica e do movimento de luta antimanicomial, o CAPS representa uma mudança de paradigma, o acolhimento na comunidade.

 Mas afinal, o que é o CAPS?

 É um serviço especializado em saúde mental que faz parte da rede pública do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele oferece atendimentos gratuitos a pessoas em sofrimento psíquico intenso por meio de escuta qualificada, oficinas terapêuticas, acompanhamento clínico e social, além de apoio às famílias.

 Seu foco está na construção de vínculos, reintegração social e na valorização do cuidado em liberdade, mais do que um serviço de saúde, o CAPS é um espaço de reconstrução da cidadania. Seu objetivo não é apenas tratar sintomas, mas, ajudar o indivíduo a se reconectar com a vida, família, sociedade e com seus próprios projetos de existência.

Como funciona o atendimento?

 As unidades funcionam em regime de atenção diária e contam com equipes multidisciplinares compostas por psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. O atendimento pode ser individual ou em grupo, com ações pensadas para fortalecer os laços sociais e proporcionar estabilidade emocional aos usuários. Além disso, o CAPS atende em situações de crise, com um suporte intensivo que evita internações desnecessárias e respeita a dignidade e autonomia do indivíduo.

Conheça as modalidades de atendimento:

 - CAPS I, II e III: voltados a adultos, variando conforme a densidade populacional da região;

- CAPS i: especializado no atendimento de crianças e adolescentes;

- CAPS ad e CAPS ad III: destinados para pessoas com transtornos químicos.

 Dessa forma, em tempos em que os índices de sofrimento psíquico crescem, saber que existem espaços como o CAPS é um alento. O cuidado é um direito e o CAPS está aqui para ajudar.

Compartilhar:
Facebook WhatsApp X (Twitter)

Outras

notícias

Gabinete 17/10/2025

Prefeito BIG relembra discurso histórico de 1955

Fala foi proferida pelo primeiro presidente do Legislativo tapejarense Miguel Tabbal

Gabinete 17/10/2025

Prefeito Big e vice Gipe são homenageados no lançamento do documentário “O Legado dos Prefeitos”

Evento da Câmara de Vereadores integrou as comemorações dos 70 anos de Tapejara e destacou a importância das lideranças que contribuíram para o desenvolvimento do município

Agricultura 16/10/2025

Curso do SENAR qualifica mulheres agricultoras na comunidade de São Brás

Parceria fortalece o desenvolvimento rural e incentiva a produção de alimentos à base de arroz e derivados