Home - Notícias - 13ª Conferência Municipal de Assistência Social reúne comunidade e autoridades em Tapejara
thumb
Eduardo Canali
Desenvolvimento Social

13ª Conferência Municipal de Assistência Social reúne comunidade e autoridades em Tapejara

Evento promovido pelo CMAS, com apoio da Prefeitura, discutiu avanços, desafios e propostas para fortalecer o SUAS no município
Por Guilherme Parizotto - Assessoria de Imprensa
Publicada em 08/08/2025 17:08

Com o objetivo de avaliar a política pública de assistência social e propor diretrizes para seu aprimoramento, foi realizada, na sexta-feira, 8 de agosto, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Tapejara. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com o apoio da Prefeitura de Tapejara, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.

A conferência ocorreu no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira e reuniu representantes do poder público, profissionais da rede socioassistencial, estudantes, conselheiros, lideranças comunitárias e usuários dos serviços. O tema desta edição, definido em âmbito nacional, foi “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”.

A presidente do CMAS, Marilei Girardi, abriu oficialmente os trabalhos. “Este é um momento fundamental para avaliarmos os avanços e os desafios da assistência social em nosso município. A participação de usuários, trabalhadores, gestores e conselheiros é essencial para construirmos propostas concretas e efetivas”, afirmou.

Representando os usuários, Maria Helena de Oliveira compartilhou sua experiência com os serviços da rede. “Sou acompanhada pela secretaria há algum tempo e participo de encontros mensais. Me sinto acolhida e gostaria que mais pessoas conhecessem seus direitos e buscassem os serviços quando precisarem. A conferência é o espaço para isso: dar opinião, sugerir melhorias e aprender.”

O secretário de Desenvolvimento Social, Gilberto Scariot, destacou o envolvimento da comunidade nas pré-conferências e a atuação da equipe técnica. “Tapejara se destaca regionalmente por promover pré-conferências que oportunizam escuta qualificada. Essa metodologia fortalece nossa política de desenvolvimento social, voltada à autonomia e à dignidade das pessoas.”

Representando o Legislativo Municipal, Matheus de Paula ressaltou a importância da articulação entre os poderes. “Uma política pública só é efetiva quando nasce do diálogo com a comunidade. Parabenizo a gestão Big-Gipe pela condução dessa estratégia, que une assistência e desenvolvimento, considerando as reais necessidades da população.”

O vice-prefeito Rodnei Bruel (Gipe) chamou a atenção para a abrangência da política de assistência social. “Essa secretaria acompanha o cidadão desde o início até o fim da vida. É um trabalho de responsabilidade, que exige comprometimento. Aos jovens presentes, reforço que é fundamental conhecer os serviços e valorizar sua importância social.”

A juíza da Comarca de Tapejara, Amanda da Gama, elogiou a atuação da rede municipal. “Em Tapejara, encontrei uma equipe comprometida e serviços em funcionamento efetivo. O desenvolvimento social é essencial para o bom desempenho do Judiciário, e essa atuação integrada fortalece a rede de proteção.”

O prefeito Evanir Wolff (Big) encerrou os pronunciamentos destacando o compromisso da administração com o cuidado às pessoas. “Trabalhamos para garantir acolhimento e respeito àqueles que mais precisam. Investimos na estrutura dos serviços, na capacitação das equipes e na articulação com diferentes setores para enfrentar situações de vulnerabilidade. Tapejara está de pé, com responsabilidade social e gestão integrada.”

A conferência contou ainda com palestra da assistente social Vanessa Azevedo e apresentações culturais do projeto AABB Comunidade, que participou da regravação do Hino de Tapejara, lançada na semana do 70º aniversário do município.

Os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir os cinco eixos temáticos definidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social. As propostas formuladas serão encaminhadas às etapas estadual e nacional, reafirmando o compromisso de Tapejara com uma política pública participativa, qualificada e voltada ao desenvolvimento humano.

Compartilhar:
Facebook WhatsApp X (Twitter)

Outras

notícias

Agricultura 23/10/2025

Tapejara sedia encontro regional “Elas no Rural” com participação de mais de 500 mulheres

Evento promovido pela Prefeitura em parceria com a Emater/RS-Ascar e Assembleia Legislativa do RS destacou o protagonismo feminino, a saúde preventiva e o fortalecimento da mulher no campo

Desenvolvimento Social 23/10/2025

Alunas de Tapejara se destacam na fase regional do Programa Jovem Empreendedor

Projeto A.R Foodie Art representará o município na etapa estadual da competição, que acontecerá em novembro, na UPF

Gabinete 22/10/2025

Prefeito Big articula novos investimentos e reforça demandas de Tapejara em Brasília

Agenda inclui ministérios e parlamentares em pautas sobre a ampliação e modernização do Hospital Santo Antônio, além de projetos nas áreas de saúde, esporte e infraestrutura