Home - Notícias - Pré-Conferência prepara debate sobre os direitos da pessoa idosa em Tapejara
thumb
Desenvolvimento Social

Pré-Conferência prepara debate sobre os direitos da pessoa idosa em Tapejara

Atividades envolvem estudantes e frequentadores da rede de assistência e antecedem a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
Por Guilherme Parizotto - Assessoria de Imprensa
Publicada em 25/06/2025 14:15

Na semana que antecede a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Tapejara, em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), realiza uma Pré-Conferência com atividades voltadas a estudantes e frequentadores da rede municipal de assistência.

A mobilização integra a preparação para a etapa municipal da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CONADIPI), que será realizada na segunda-feira, 30 de junho, no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira. O tema central é: “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.

As ações da Pré-Conferência envolvem alunos da Escola Estadual de Ensino Médio de Senhor dos Caminhos e frequentadores da Casa de Convivência Municipal Dona Verônica. O objetivo é promover a reflexão e o diálogo sobre as políticas públicas voltadas à população idosa, incentivando a participação cidadã na construção de propostas para o município.

Durante a conferência municipal, serão discutidos cinco eixos temáticos definidos pela CONADIPI:

Financiamento das políticas públicas para a ampliação e garantia dos direitos sociais;

Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e ao acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;

Proteção e enfrentamento de todas as formas de violência, abandono social e familiar;

Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;

Consolidação e fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política de Estado.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Gilberto Scariot, acompanhou as atividades e destacou a importância do processo de escuta e participação coletiva: “É fundamental garantir espaços de fala para a pessoa idosa e para os jovens, criando pontes de diálogo que reforcem a construção de políticas públicas mais justas e representativas”.

Compartilhar:
Facebook WhatsApp X (Twitter)

Outras

notícias

Gabinete 21/10/2025

Prefeito Big busca novos investimentos para Tapejara em agenda oficial em Brasília

Comitiva municipal apresenta projetos, amplia diálogo e articula apoio para obras e modernização do Hospital Santo Antônio

Saúde 21/10/2025

Tapejara segue com a Campanha Nacional de Atualização da Caderneta de Vacinação até o final de outubro

Mobilização busca atualizar vacinas de rotina de crianças e adolescentes menores de 15 anos

Esportes 21/10/2025

Tapejara recebe a 4ª edição do Tapejara Street Skate com destaque regional e estadual

Evento reuniu atletas de diferentes municípios e reforçou o apoio da Administração Municipal ao esporte e à juventude