IMPRESSO EM: 18/01/2021
LINK DA PÁGINA: http://tapejara.rs.gov.br/planodiretor/

Plano Diretor

A Prefeitura Municipal de Tapejara está realizando o processo de Revisão do Plano Diretor e Código de Obras, assim como a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana.

4ª AUDIÊNCIA PÚBLICA - 15/12/2020

                Devido ao aumento do número de casos do Covid-19 em nossa cidade, optamos por  realizar a Audiência Pública de forma virtual.
                Convidamos toda a população para participar da 4ª Audiência Pública que está agendada para o dia 15 de Dezembro de 2020 (15/12/2020) às 18h30, referente à Revisão Plano Diretor, Plano de Mobilidade Urbana e Código de obras. Quem quiser participar poderá fazer sua inscrição através do link abaixo:
                    
                As minutas do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade Urbana, estão anexadas na FASE 4 para avaliação.  Caso queira poderá dar sua opinião referente às mesmas.               

                Contamos com a presença de todos.
 

PLANO DIRETOR

É a PRINCIPAL LEI MUNICIPAL de planejamento urbano, pois orienta o desenvolvimento da cidade.

Através do Plano Diretor é planejado o FUTURO DA CIDADE.

O Plano Diretor possui um PAPEL ESTRATÉGICO, pois deve ser desenvolvido de maneira a pensar o território de forma estratégica, a partir das potencialidades e fragilidades identificadas, determinando soluções que levem ao CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DA CIDADE.

Também possui um PAPEL NORMATIVO, pois devem estar incluídas as REGRAS SOBRE O USO DO SOLO URBANO, que definem o que pode ser construído e que tipo de atividades podem ocorrer em cada parte da cidade.

Além de incluir definições sobre a estrutura viária e as áreas de preservação ambiental e cultural, com vistas à potencialização de valores locais reconhecidos pela sociedade e à superação dos conflitos urbanos.

A Lei Federal denominada ESTATUTO DA CIDADE (Lei n° 10.257/2001) orienta a elaboração dos Planos Diretores.

 

CÓDIGO DE OBRAS

É a lei municipal que regulamenta toda construção, reconstrução ou reforma, ampliação ou demolição realizada tanto pelo setor privado quanto pelo setor público.

É uma lei complementar ao Plano Diretor.

Portanto deve atender ao Plano Diretor, além da legislação estadual e federal competente e às normas técnicas vigentes.

O Código de Obras apresenta um PAPEL NORMATIVO, pois define normas para toda construção de forma a garantir CONFORTO AMBIENTAL, SEGURANÇA, CONSERVAÇÃO DE ENERGIA, SALUBRIDADE E ACESSIBILIDADE.

Ressalta-se que o foco principal do Código de Obras é a garantia de ACESSIBILIDADE UNIVERSAL E SEGURANÇA no deslocamento de pessoas portadoras de mobilidade reduzida.

 

PLANO DE MOBILIDADE URBANA

É a PRINCIPAL LEI MUNICIPAL de planejamento da mobilidade urbana.

Através do Plano de Mobilidade Urbana é planejado o FUTURO DO SISTEMA DE MOBILIDADE URBANA.

O Plano de Mobilidade Urbana possui um PAPEL ESTRATÉGICO, pois deve ser desenvolvido de maneira a pensar a mobilidade de forma estratégica, a partir das potencialidades e fragilidades identificadas, determinando soluções que levem a um SISTEMA DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL E A UMA CIDADE SOCIALMENTE INCLUSIVA.

Também possui um PAPEL NORMATIVO, pois estabelece normas para a adequação do sistema de mobilidade urbana aos objetivos estabelecidos.

O Plano de Mobilidade Urbana deverá PRIORIZAR os meios de transporte não motorizados – PEDESTRES E CICLISTAS, e os meios de transporte coletivos – ÔNIBUS, em detrimento ao meio de transporte motorizado individual – automóvel.

A POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA (Lei n° 12.587/2012) orienta a elaboração dos Planos de Mobilidade Urbana.


Anexos

Nome do Arquivo Ações
Plano Diretor em vigência Visualizar
Código de Obras em vigência Visualizar
Lei 4.409/2019 Visualizar
Lei 4.414/2019 Visualizar
Decreto nº4680/19 Visualizar
Termo de Responsabilidade - PPCI Visualizar
Solicitação de enquadramento na Lei das Regularizações Visualizar
Resultado dos Questionários Visualizar