IMPRESSO EM: 12/06/2021
LINK DA PÁGINA: http://tapejara.rs.gov.br/noticias/visualizar/7963/governo-do-estado-confirma-liga-o-asf-ltica-entre-tapejara-e-charrua

Governo do Estado confirma ligação asfáltica entre Tapejara e Charrua

ERS 430 está orçada em R$19,5 milhões e deve ser concluída em 2022.

O governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (9/6), o Programa Avançar que integra três eixos: Avançar com Sustentabilidade, Avançar para as Pessoas e Avançar no Crescimento. Cerca de R$ 1,3 bilhão serão investidos em infraestrutura viária em diversas cidades do RS.

Na região - R9, está priorizada a obra de ligação asfáltica entre Tapejara e Charrua - ERS 430. Uma antiga demanda da região que em 2008 mobilizou a sociedade tapejarense e regional por meio do projeto Asfalto Urgente. A iniciativa recebeu o apoio de diversas lideranças e empresas a fim de viabilizar este sonho. Em 2019 o projeto tomou força novamente com apoio do deputado Sérgio Turra, transformando em lei o Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (PIAA), sempre com apoio de empresários e associações de Tapejara, com forte parceria da Acisat. Desde o início destes movimentos, o prefeito BIG, esteve à frente de comissões, com grande envolvimento com deputados, secretários estaduais e empresários.

O anúncio feito pelo governador Eduardo Leite, traz uma grande expectativa pois o trecho de 12km receberá investimento na ordem de R$ 19,5 milhões. Os prefeitos de Tapejara, Evanir Wolff (BIG) e de Charrua Valdésio Roque Della Betta estiveram em emissoras de rádio compartilhando com a comunidade regional esta conquista aguardada há mais de 50 anos. Também acompanharam o presidente da Acisat, Cristiano da Silva e o presidente da Câmara de Vereadores de Charrua, Adriano Sbardelotto.

A expectativa é que a obra inicie ainda neste ano com previsão de conclusão em 2022. “Somos otimistas e sempre trabalhamos no sentido de fortalecer as potencialidades locais evidenciando a necessidade desta ligação que une regiões. Isso terá um impacto enorme na geração de empregos e renda e no desenvolvimento econômico e social”, comemorou o chefe do executivo tapejarense, BIG.

Para o prefeito de Charrua, o anúncio representa um novo ciclo de desenvolvimento. “O governo do Estado colocou como obra prioritária pois reconhece a força da região”, comentou.  Neste mesmo sentido, o presidente da Acisat, Cristiano da Silva, entende que a conquista é fruto de um trabalho coletivo da sociedade. Ele lembrou do projeto Asfalto Urgente e das inúmeras manifestações de entidades civis e governamentais em defesa desta ligação. Também cumprimentou as ações do prefeito BIG que esteve à frente em diversos momentos.

Apoios

Em entrevista, o deputado estadual Sergio Turra (Progressistas/RS), parabenizou a região pela conquista. “Finalmente veremos pavimentado este trecho entre Tapejara e Charrua. O Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (PIAA) se originou desta demanda. A região merece pelo tanto que entrega ao Estado”, cumprimentou o deputado.

O deputado Paparico Bacchi (PL/RS), entende que a ação do governo busca acelerar o crescimento econômico e incrementar a qualidade da prestação de serviços à população. “São reformas estruturais, construídas a partir de diálogo com a sociedade. Parabéns Tapejara e Charrua”, disse o deputado. Recentemente o deputado Paparico Bacchi acompanhou a comitiva de Tapejara e Charrua em audiência com o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos. Além dos prefeitos BIG e Roque, estiveram presentes os vereadores Kuki e Betinho e o secretário da Agricultura, Cláudio Girardi. De Charrua, o presidente da Câmara de Vereadores Adriano Sbardelotto e o secretário da Fazenda Vanderlei Dalagnol. Todos defenderam a importância da obra para o fortalecimento e a união da grande região.

Recursos

Os recursos, em totalidade, são do Tesouro do Estado, fruto do processo de ajuste fiscal executado desde o início da gestão, que inclui as mais profundas reformas administrativa e previdenciária entre os Estados e uma parcela de privatizações.

O investimento de R$ 1,3 bilhão é um dos maiores da história do Rio Grande do Sul na área da mobilidade. No total, o plano inclui a conclusão de 28 acessos municipais e 20 ligações regionais, além da elaboração de 39 projetos executivos, do pagamento de 39 convênios em vigor em diferentes cidades do Estado e da recuperação e conservação de rodovias.

Redação: Ascom Prefeitura de Tapejara