IMPRESSO EM: 18/01/2021
LINK DA PÁGINA: http://tapejara.rs.gov.br/noticias/visualizar/7709/secretaria-de-obras-de-tapejara-realiza-melhorias-na-ers-430

Secretaria de Obras de Tapejara realiza melhorias na ERS 430

O trecho de estrada não pavimentada da ERS 430 que liga Tapejara a Charrua possui grande fluxo de movimentação diária de veículos, sendo uma das principais rotas de acesso da região.
Devido às precárias condições de trafegabilidade, o prefeito Evanir Wolff (BIG) solicitou a autorização ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer/RS), para que, por meio da Secretaria de Obras e Viação, a prefeitura pudesse realizar melhorias na estrada que tem aproximadamente 8 km pertencentes ao município de Tapejara. ????
Com a autorização concedida, a obra foi realizada, nesta semana, pela equipe da Secretaria de Obras e Viação do município. Para o secretário Claudiomiro Sossella, esta é uma demanda de toda comunidade regional, pois é uma estrada com bastante fluxo de carros e caminhões. “Estamos falando de um trajeto de grande relevância para nosso Estado, uma vez que liga o norte do Rio Grande do Sul a Santa Catarina. Diante da necessidade de uma estrada em boas condições de trafegabilidade, iniciamos o patrolamento, a colocação de cascalho e a compactação do solo”, informou Sossella.
A rodovia ERS 430 tem aproximadamente 14 km de estrada não pavimentada. A pavimentação deste trecho é uma reivindicação antiga dos municípios da região.
Para o prefeito Evanir Wolff (BIG), a realização da pavimentação desta estrada com o revestimento asfáltico é um sonho que está cada vez mais próximo de se tornar realidade.

???? Saiba mais sobre o Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico - PIAA
Em 2019, BIG coordenou o projeto PIAA junto à Associação Comercial de Serviços e Agropecuária (Acisat) de Tapejara, onde a entidade apresentou a proposta para que se tornasse projeto de lei, o qual foi indicado pelo Deputado Estadual Sérgio Turra e transformado em lei (Lei Complementar nº 15.405, de 18 de dezembro de 2019).
O projeto nascido em Tapejara e que hoje se tornou lei estadual foi criado para promover parcerias que agilizem projetos de infraestrutura rodoviária, o Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (PIAA/RS) estimula empresas e cooperativas a executar obras de pavimentação de estradas estaduais. “A luta pela realização desta obra será intensa durante o nosso governo, a fim de agilizar os processos para que esta grande obra se torne realidade” afirmou o prefeito Evanir Wolff.