IMPRESSO EM: 17/10/2018
LINK DA PÁGINA: http://tapejara.rs.gov.br/noticias/visualizar/5614/tort-i-foi-servido-como-lanche-nas-escolas-e-creches-municipais

Tortéi foi servido como lanche nas escolas e creches municipais

Alimento integra prato típico do Município de Tapejara.

Durante a semana passada, durante o lanche das escolas e no almoço das creches, foi servido tortéi para os alunos, já que é uma preparação típica da região, a qual foi primeiramente colonizada por italianos. O mesmo é recheado com moranga cabotiá que é rica em: vitamina C, ferro, betacaroteno, vitamina A, fibras, potássio, entre outras.

A compra do tortéi foi via chamada pública, sendo uma exigência da Resolução Nº 26 de 17 de junho de 2013 do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), que no mínimo 30% dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do Programa Nacional da Alimentação Escolar, que sejam utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou suas organizações.

Vários gêneros alimentícios são adquiridos da agricultura familiar, entre eles, bolacha, tortéi, massa, cuca, sendo preparadas por mulheres tapejarenses, aumentando a renda familiar e, consequentemente, a qualidade de vida. Em 2017 o município adquiriu 98% dos recursos repassados pelo FNDE em gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar.

O tortéi também é o prato típico tapejarense. Algumas crianças experimentaram o tortéi pela primeira vez e gostaram muito.