IMPRESSO EM: 12/12/2017
LINK DA PÁGINA: http://tapejara.rs.gov.br/licenciamentoambiental/arborizacao

Licenciamento Ambiental

O Departamento de Meio Ambiente – DEMA - da Prefeitura de Tapejara, é vinculado à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e atua no Licenciamento Ambiental das atividades de impacto local, (empresas, indústrias, comércio e atividades agrícolas), na fiscalização do cumprimento da legislação ambiental através da fiscalização ambiental. O setor também realiza palestras nas escolas, empresas e comunidades a fim de promover a sensibilização e desenvolver a educação ambiental. Executa projetos referentes a área ambiental. As questões municipais relacionadas ao meio ambiente são discutidas também pelo Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (COMPROMA). Formado por representantes do Poder Público e representantes da sociedade civil. Os recursos arrecadados e doados pelo Ministério Público são destinados a uma conta bancária específica, FUNDEMA (Fundo Municipal de Meio Ambiente). O Objetivo principal do setor é gerenciar o ambiente local buscando diminuição de impactos negativos para todas as formas de vida.

Manejo de Arborização Urbana

 

A Prefeitura de Tapejara através da Secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, estão lançando uma campanha com o objetivo de orientar a população quanto o manejo (poda, corte e plantio) de árvores (vegetação), localizada em áreas de domínio público (passeios, praças, parques, entre outras). Em caso de necessidade de manejo desta vegetação, o cidadão pode se dirigir ao Departamento de Meio Ambiente para fazer a solicitação necessária.

Resíduos de poda provenientes do manejo da vegetação nos terrenos particulares realizadas pelo proprietário do imóvel, deverão ser armazenados provisoriamente (colocados) em frente a suas residências para a realização do recolhimento pela prefeitura. “E não nas esquinas como geralmente é feito. Para que posteriormente a prefeitura faça a sua retirada e destinação ambientalmente correta”, falou o coordenador dos Serviços Urbanos, Diego de Oliveira.

O recolhimento dos resíduos se dará adicionalmente em dois dias: nas terças-feiras das 8h às 12h e das 13h30 às 18h e, também, aos sábados das 8h às 12h.

Em caso de corte de árvore nativa, localizada em áreas particulares, a mesma só poderá ser realizada quando acompanhada do documento de autorização florestal emitido pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente - DEMA. Para mais informações entrar em contato com o departamento pelo fone (54) 3344-1425 ou (54) 3344-4749 ou diretamente no Centro Administrativo Padre Raimundo Damin no segundo andar.

Solicite agendamento para retirada de resíduos de poda pelo fone (54) 3344-4780 ou (54) 3344-1462, junto a Secretaria de Serviços Urbanos que realizará conforme programação.


Abaixo, você pode fazer o download do modelo de requerimento e autorização para manejo vegetação no perímetro urbano:

Baixar