Logo do município
Desenvolvimento Social
Tapejara debate políticas públicas durante 2ª Conferência da Pessoa Idosa
Evento reuniu representantes do poder público, entidades e população idosa para discutir propostas e eleger delegados para a etapa estadual
Por Guilherme Parizotto Assessoria de Imprensa
Publicado em 01/07/2025 às 10:36

Na segunda-feira, 30 de junho, o Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira recebeu a 2ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Tapejara. O evento teve como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por equidade, direitos e participação” e integrou as etapas preparatórias para a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CONADIPI).

Organizada pelo Conselho Municipal do Idoso, com apoio da Prefeitura de Tapejara e da Secretaria de Desenvolvimento Social, a conferência reuniu representantes de entidades, autoridades locais e pessoas idosas para discutir propostas de políticas públicas voltadas ao envelhecimento da população.

Durante a abertura, estiveram presentes o procurador-geral do município, Leonardo Frigeri, em representação ao prefeito Evanir Wolff (Big); o presidente do Legislativo, Carlos Eduardo de Oliveira; o secretário de Desenvolvimento Social, Gilberto Scariot; a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Alaides de Almeida Dias; e a representante do Grupo da Terceira Idade de Tapejara, Iracilda Carminatti.

A palestra de abertura foi conduzida por Josiane Fortes Chapuis, assistente social com especialização em Ciências Sociais e coordenadora de Proteção Social Especial de Passo Fundo. A convidada abordou o tema central da conferência, destacando a diversidade no envelhecimento e os desafios para a efetivação de políticas públicas voltadas à população idosa.

A programação da conferência foi estruturada em cinco eixos temáticos:

Eixo 1 – Financiamento das Políticas Públicas: discussão sobre a destinação de recursos e investimentos que garantam a sustentabilidade e a efetividade das ações voltadas às pessoas idosas.

Eixo 2 – Proteção da Vida, Saúde e Cuidados: análise de medidas que assegurem a integridade física e emocional da pessoa idosa, com foco em saúde e apoio integral.

Eixo 3 – Enfrentamento à Violência e Abandono: debate sobre estratégias para prevenir e combater negligência, abandono, maus-tratos e outras formas de violência.

Eixo 4 – Participação Social e Protagonismo: valorização do envolvimento cidadão e fortalecimento dos espaços de escuta e decisão.

Eixo 5 – Fortalecimento dos Conselhos: avaliação do papel dos conselhos como instâncias de controle social, articulação e formulação de políticas públicas.

No período da tarde, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para formular propostas com base nos eixos temáticos e eleger os delegados que representarão Tapejara na etapa estadual da conferência. O processo visa ampliar a participação da população idosa nas decisões que envolvem a construção de políticas públicas em nível municipal, estadual e nacional.

Brasão rodape
Estado do Rio Grande do Sul
MUNICÍPIO DE TAPEJARA
Prefeitura Municipal de Tapejara
Rua do Comércio, 1468 - Bairro Centro - Tapejara/RS - CEP 99.950-000
CNPJ: 87.615.449/0001-42
Telefones: (54) 3344 4700
E-mail: recepcao@tapejara.rs.gov.br
PREFEITURA DE TAPEJARA - Copyright 2025 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Impar Agencia Web.