A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Agricultura e Meio Ambiente de Tapejara apresentou um balanço das principais ações realizadas nos primeiros 20 dias da nova gestão municipal. De acordo com o secretário Eduardo Bortoloto (Tilico), foram executados trabalhos em diversas comunidades, com foco na melhoria de estradas e infraestrutura para facilitar o tráfego e o escoamento da produção agrícola.
Na comunidade de Linha Nova, foram realizados alargamento e limpeza de estradas, além de melhorias em pontos críticos com cascalho e brita. Também foram feitas intervenções na tubulação de água em três locais que sofreram com alagamentos no ano anterior, utilizando tubos com diferentes diâmetros (1,5 m, 1,2 m e 0,8 m). O investimento em tubulação totalizou aproximadamente R$ 20 mil.
Na estrada que liga Santo Antônio do Carreteiro à Linha Nova, que apresentava diversos problemas causados pelas chuvas, foram realizados o alargamento, a recuperação de tubulações danificadas e a melhoria geral da via, anteriormente estreita e de difícil acesso.
Outros trabalhos importantes incluíram o alargamento e cascalhamento de estradas na Cachoeira Alta, que aguardava melhorias há algum tempo, e a recuperação do trecho pertencente a Tapejara da ERS-428, que liga o município a Água Santa. Apesar de ser uma rodovia sob responsabilidade do DAER, a manutenção municipal foi realizada com autorização do órgão, já que o serviço necessário não estava sendo executado pelo Estado. O município, então, interveio junto ao governo estadual para garantir condições adequadas de tráfego na via, atendendo às demandas da comunidade.
Além das melhorias estruturais, a secretaria também se dedicou ao atendimento de demandas relacionadas ao período de silagem. Foram entregues 109 cargas de cascalho para estradas e produtores rurais, e 121 cargas de terra para auxiliar na cobertura de silos e em outras necessidades nas propriedades.
Outros serviços realizados incluíram patrolamento, limpeza de valas e manutenção de estradas para facilitar o transporte de insumos e a colheita de milho, que já começou em algumas localidades devido ao clima seco. A expectativa é que essas ações também contribuam para o escoamento da safra de soja nas próximas semanas.
O secretário destacou que o ritmo intenso de trabalho busca atender prontamente as necessidades da população rural, garantindo melhores condições para o tráfego e a produção agrícola no município.