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Educação
Projeto de recuperação da aprendizagem nas férias busca aperfeiçoar o desempenho escolar na rede municipal de Tapejara
Iniciativa da Secretaria de Educação atende cerca de 80 alunos, oferecendo suporte especializado para superação de dificuldades em leitura e escrita durante o recesso escolar
Por Assessoria de Imprensa
Publicado em 15/01/2025 às 15:33

A Secretaria de Educação de Tapejara deu início a um projeto de recuperação de aprendizagens voltado para alunos com dificuldades de alfabetização, especialmente aqueles dos primeiros anos do Ensino Fundamental. A iniciativa começou recentemente, durante o período de férias escolares, com o objetivo de aproveitar a disponibilidade de professores recém-nomeados, que ainda não têm direito a férias.

A coordenadora-geral da Secretaria de Educação, Claudia Dall'Igna, explicou que, em 2024, diversos professores foram nomeados para os anos iniciais da rede municipal. Como esses profissionais ainda não podem usufruir de férias, surgiu a proposta de utilizar esse período para trabalhar com alunos que apresentaram dificuldades na alfabetização. A partir de avaliações realizadas nas escolas, foram selecionados estudantes dos primeiros, segundos e terceiros anos que demonstraram maior necessidade de apoio nas áreas de leitura e escrita. Ao todo, aproximadamente 80 alunos estão participando do projeto, que conta com o suporte de mais de 12 profissionais, entre professores e psicopedagogos.

Os alunos foram divididos em grupos conforme as dificuldades apresentadas, o que permite um atendimento mais personalizado. As aulas acontecem de duas a três vezes por semana, com duração de cerca de duas horas por dia, em três locais: a Escola Marieli Andreola, a Escola Giocondo Canali e o Centro Integrado de Atendimento Especializado (CIAE). O projeto também oferece transporte escolar, garantindo que todos os alunos, inclusive os residentes na área rural, possam participar.

O principal objetivo dessa ação é melhorar a alfabetização dos estudantes da rede municipal, para que iniciem o ano letivo de 2025 com melhores condições de acompanhar o conteúdo escolar. O projeto seguirá até a primeira semana de fevereiro, quando será feito um intervalo antes do início oficial das aulas, previsto para o dia 19 de fevereiro. Claudia reforçou que a expectativa é que, com esse apoio, as dificuldades de alfabetização sejam reduzidas, possibilitando um melhor aproveitamento dos conteúdos trabalhados.

Além dessa ação, a Secretaria de Educação planeja expandir os esforços de alfabetização ao longo de 2025, implementando novos projetos e oferecendo formações para professores da educação infantil e dos anos iniciais da rede municipal, com o objetivo de aprimorar a qualidade do ensino. “A Prefeitura também participa de projetos dos governos estadual e federal voltados para a alfabetização, o que garantirá a continuidade do trabalho durante o ano”, explicou a coordenadora.

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