Patrulha Ambiental Mirim forma 24 alunos em Tapejara
Estudantes integram o 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Giocondo Canali
Publicado em 01/07/2024 às 14:58

Na noite da sexta-feira (28), policiais militares do 2° Grupo de Policiamento Ambiental de Lagoa Vermelha realizaram a formatura de 24 novos Patrulheiros Ambientais Mirins no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira, em Tapejara. Os formandos, alunos do 4° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Giocondo Canali, receberam o certificado de Patrulheiro Ambiental Mirim das mãos das autoridades presentes.

O evento contou com a presença do prefeito de Tapejara, Evanir Wolff (Big); do vereador Josué Girardi, representando a presidente do Legislativo tapejarense, Adriana Bueno Artuzi; do diretor da empresa Plasbil, Odil Léo Bianchini; da secretária de Educação de Tapejara, Salete; da vice-diretora da Escola Giocondo Canali, Maiara da Luz; do comandante da 1° Companhia do 3º Batalhão Ambiental de Passo Fundo, capitão Thobias Dal Ponte; do presidente do Consepro de Tapejara, Julio Francisco dos Reis; e do comandante da Patram de Lagoa Vermelha, sargento Idelso Borsato da Costa.

O evento também foi prestigiado por bombeiros voluntários de Tapejara, pais, professores, comunidade local, imprensa, vereadores, secretários e coordenadores municipais.

Após participarem de 10 encontros, os alunos receberam seus certificados, medalhas e o chapéu selva, que marca o encerramento do programa e o início de sua atuação como Patrulheiros Ambientais Mirins, aptos para auxiliar o Comando Ambiental da Brigada Militar na proteção e preservação do meio ambiente.

Projeto

O projeto Patrulheiro Ambiental Mirim, desenvolvido pelo Comando Ambiental da Brigada Militar desde 2004, passou por uma reestruturação em 2021 para ajustar-se aos novos conceitos de sustentabilidade. Com uma carga de 12 horas/aula, o programa oferece a crianças e adolescentes do 5º ano uma cartilha com orientações sobre cuidados com o meio ambiente. As aulas teóricas abordam temas como meio ambiente, solo, água e ar, flora, fauna, poluição, lixo, sustentabilidade, a regra dos “3Rs” e consciência ambiental.

Durante o semestre, os alunos participaram de ações transdisciplinares e atividades práticas, como plantio de árvores, confecção de brinquedos com materiais recicláveis, participação em mostras pedagógicas, criação de cartazes e desenvolvimento de redações. Essas experiências visam transformar os Patrulheiros Ambientais Mirins em agentes multiplicadores de conhecimentos, formando uma rede de proteção ambiental. Os formandos também prestaram juramento de compromisso com o meio ambiente, formalizando sua missão de Patrulheiros Ambientais e estabelecendo uma relação de compromisso com a Brigada Militar através do chapéu selva, um símbolo de identificação e aliança com a causa ambiental.