Gabinete
Tapejara mobiliza esforços para ajudar municípios gaúchos afetados pelas enchentes
Doações estão sendo concentradas na sede do Lions Club
Publicado em 04/05/2024 às 16:04

Nos últimos dias, os municípios gaúchos têm enfrentado desafios significativos devido às intensas chuvas e enchentes. Em resposta a essa crise, a comunidade de Tapejara está se unindo em uma demonstração notável de solidariedade e apoio mútuo. As ações de ajuda estão centralizadas na sede do Lions Club, e são coordenadas pela Defesa Civil do município, com o apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários, Prefeitura de Tapejara e Câmara de Vereadores. Além disso, diversas organizações, como Rotary Club Tapejara, JCI, Lions Mulher, LEO Clube, Escoteiros, Demoley, Cáritas, Onça Jeep Clube, OAB, Sindilojas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Acisat e Ciclismo Tapejara, estão unindo esforços para fornecer assistência.

As primeiras doações já foram encaminhadas no início da tarde sábado (4) para os municípios de Vespasiano Côrrea e Muçum, seguindo os pedidos da Defesa Civil. Atendendo às solicitações das prefeituras desses municípios, foram enviados, neste momento, itens de primeira necessidade, como água, leite e produtos de higiene pessoal.

As doações podem ser feitas também neste domingo (5), durante todo o dia e, também, durante a próxima semana, das 14h às 19h, na sede do Lions. Na entidade, as doações continuam sendo recebidas, abrangendo desde alimentos não perecíveis até roupas, cobertores, brinquedos e materiais de higiene. No entanto, segundo Diego Girardi, coordenador da Defesa Civil de Tapejara, o foco atual está na distribuição desses itens essenciais, enquanto outros itens serão encaminhados posteriormente, após a autorização das autoridades estaduais para o deslocamento das equipes. “As condições das estradas têm sido um desafio significativo devido aos desmoronamentos e destruições causadas pelas fortes chuvas, dificultando o transporte de suprimentos. Hoje cedo, uma equipe especializada em busca e salvamento do Corpo de Bombeiros Voluntários de Tapejara foi deslocada para o município de Arvorezinha para auxiliar nas operações de buscas naquela região”, comentou Girardi ao pedir que a população, por ora, não se desloque até os locais atingidos pelas chuvas com o intuito de auxiliar de forma voluntária em ações de ajuda, uma vez que as autoridades não estão permitindo o acesso de civis não autorizados a adentrar nas áreas afetadas por conta dos riscos que as localidades oferecem no momento.