Brasão do município
Logo do município
Agricultura
Prefeitura de Tapejara e Cirenor entregam certificação do SISBI-POA a duas empresas tapejarenses
Com essa certificação, as agroindústrias têm a possibilidade de comercializar seus produtos em todo o território nacional
Por Assessoria de Imprensa
Publicado em 06/02/2024 às 16:59

A prefeitura de Tapejara e o Consórcio Intermunicipal da Região Nordeste (Cirenor) realizaram, na tarde de terça-feira (6) uma cerimônia para a entrega do Certificado de Adesão ao SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) ao Serviço de Inspeção do Município de Tapejara. Além disso, foram concedidos os Certificados de Registro ao SISBI-POA às empresas tapejarenses Laticínios Mabom e Tupy Alimentos.

O SISBI-POA, integrado ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), estabelece padrões e procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, assegurando a equivalência ao Ministério da Agricultura e Pecuária. A adesão ao sistema exige medidas rigorosas de inspeção higiênico-sanitárias e tecnológicas, garantindo a qualidade dos produtos.

Em 2019, o Cirenor iniciou sua participação no Projeto Consim, visando ampliar o número de municípios no SISBI-POA. Tapejara se destacou pela dedicação de sua equipe técnica, especialmente dos médicos-veterinários da prefeitura, Cacciane Fáccio e Anderson Tonial Soares, apoiados pelo secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Eduardo Bortoloto (Tilico).

Durante a cerimônia, representantes das empresas Mabom, Eduardo Três, e Tupy Alimentos, Vinicius Pegoraro, expressaram gratidão e enfatizaram a importância da certificação para a expansão de mercado e geração de empregos.

O secretário Tilico destacou a relevância não apenas para Tapejara, mas para toda a região e as empresas certificadas. Ele agradeceu às empresas pela dedicação e investimento, enfatizando que essa conquista abrirá oportunidades para outras empresas do município a se adequarem às normas para conquistarem a certificação federal. 

A presidente da Câmara de Vereadores de Tapejara, Adriana Bueno Artuzi, parabenizou as empresas e ressaltou a importância do trabalho conjunto para essas conquistas. Ela reconheceu o papel do prefeito Big e do prefeito Ulisses, destacando o empenho do Cirenor para a obtenção dos resultados obtidos. Ainda, Adriana ressaltou o papel do Legislativo no apoio a conquistas como essa.

O prefeito Big expressou sua gratidão a todos os envolvidos, mencionando a importância do trabalho coletivo. Ele reconheceu o papel do Cirenor, da equipe da prefeitura, das empresas certificadas e de diversas entidades que contribuíram para o sucesso desse processo. Bigh ainda falou da importância que o setor do agronegócio tem para Tapejara e de como é necessário apoiar e fomentar este setor que contribuir de forma significativa para o desenvolvimento não só de Tapejara, como de todo o Brasil.

O prefeito de Ibiaçá e presidente do Cirenor, Ulisses Cecchin, destacou a grandiosidade da conquista e os benefícios para a comunidade. Ele parabenizou a administração Big-Gipe pelo esforço promovido para a obtenção do Certificado de Adesão ao SISBI-POA.

Também, prestigiaram o momento, secretários, coordenadores e servidores municipais, representantes de entidades tapejarenses, além de representantes e proprietários das empresas beneficiadas com a certificação e servidore do Cirenor.

Brasão rodape
Estado do Rio Grande do Sul
MUNICÍPIO DE TAPEJARA
     
Prefeitura Municipal de Tapejara
Rua do Comércio, 1468 - Bairro Centro - Tapejara/RS - CEP 99.950-000
CNPJ: 87.615.449/0001-42
Telefones: (54) 3344 4700
E-mail: recepcao@tapejara.rs.gov.br
PREFEITURA DE TAPEJARA - Copyright 2024 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Impar Agencia Web.