IMPRESSO EM: 20/05/2019
LINK DA PÁGINA: http://tapejara.rs.gov.br/noticias/visualizar/6407/tapejara-ter-elei-o-suplementar-para-o-conselho-tutelar-no-dia-18-de-janeiro

Tapejara terá eleição suplementar para o Conselho Tutelar no dia 18 de janeiro

Os eleitores de Tapejara terão a oportunidade de escolher um novo suplente para o Conselho Tutelar do Município na sexta-feira, dia 18 de janeiro. A eleição suplementar acontecerá para suprir a falta de suplentes do Conselho Tutelar para o ano de 2019, já que, no atual mandato, cinco conselheiros ou suplentes não estão mais no cumprimento de suas funções por motivos diversos. Como a lei exige que haja suplentes para substituir férias ou faltas, o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Tapejara (COMDICAT) se viu obrigado a realizar a eleição suplementar para o início do novo ano, com mandato válido até o final de 2019.

A organização da eleição suplementar vem sendo discutida desde a metade de 2018 e começou a ser organizada no final do ano passado quando foi publicado o edital de abertura de inscrições. Apenas uma pessoa se inscreveu: Patrícia Bee Stefini, que passou por todo o processo seletivo e está apta a concorrer ao cargo. Como Patrícia é candidata única, o eleitor deve apenas assinalar com um “X” ao lado do nome dela na cédula de votação se concordar que ela cumpra o mandato.

A eleição acontece na sexta-feira, dia 18, das 8 horas às 18 horas, com urna única no Centro Administrativo Pe. Raimundo Damin (prefeitura). A votação é voluntária e qualquer eleitor em dia com a Justiça Eleitoral tem o direito de votar.

Vale ressaltar que em março deste mesmo ano inicia o processo de abertura de eleições unificadas do Conselho Tutelar. O processo eletivo ocorre em outubro quando serão escolhidos os cinco Conselheiros Tutelares e seus suplentes para o mandato de quatro anos entre 2020 e 2023.